Isilda Rodrigues

Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD

Isilda Rodrigues é Professora Auxiliar com Agregação do Departamento de Educação e Psicologia da UTAD. Licenciada em Biologia/Geologia (ensino de), Mestre em Promoção e Educação para a Saúde, Doutor em Educação e Agregada em Didática das Ciências/Ensino das Ciências desde 2015. Investigadora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Ciências da Educação e Psicologia da Universidade do Porto. Investiga nas áreas da História da Ciência, Didática da Ciência e Educação para a Saúde. Vice-diretora do Curso de Educação Básica da UTAD. Nomeada Provedora do Estudante da UTAD a partir de junho de 2021.

15:40 - 16:10

23 de Outubro Med Vet Baseada na Evidência

Regras de elaboração de um questionário de investigação

A qualidade de qualquer investigação depende, em parte, da qualidade dos instrumentos de recolha de dados utilizados. Pretendemos por isso, nesta comunicação, apresentar as várias etapas do processo de elaboração de um questionário. Iremos orientar a nossa abordagem seguindo os parâmetros que consideremos essenciais, a saber: os objetivos e hipóteses da investigação, as seções do questionário, as perguntas do questionário, as escalas de resposta e os métodos de análise de dados. Para além da construção abordaremos também duas importantes características dos instrumentos de medida: a validade e a confiabilidade. 

A experiência tem demostrado que os benefícios resultantes de instrumentos bem concebidos podem ser substanciais em termos da qualidade da informação recolhida.

“É fácil elaborar um questionário, mas não é fácil elaborar um bom questionário”.