helena_vala

Helena Vala (Presidente)

Helena Vala, Licenciada em Medicina Veterinária, com o grau de Doutor em Ciências Veterinárias, concedido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2002, e a agregação em 2019, em Ciências Veterinárias, Ramo Sanidade exerce funções de Professora Coordenadora da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu (ESAV) e de anatomopatologista no Laboratório de Anatomia Patológica Veterinária da mesma Escola.

As áreas em que exerce as suas actividades de docência prendem-se com a histologia, patologia, doenças infecciosas, imunologia e parasitologia em animais domésticos.

A sua área de interesse de investigação prende-se com o estudo de doenças animais com impacto na saúde animal e humana, o estudo de neoplasias em animais de companhia e em animais de interesse pecuário e o estudo de tecidos animais. Nesse âmbito tem participado em vários projetos de investigação, participado na divulgação de resultados através de publicações em diversos formatos que incluem capítulos de livro e artigos científicos publicados em revistas internacionais do ISI, bem como comunicações em eventos científicos nacionais e internacionais.

No exercício da sua atividade desempenhou vários cargos de gestão que incluíram a Direção de Departamento, a Vice-Presidência do Conselho Diretivo, a Presidência do Conselho Científico, a Presidência da Assembleia de Representantes e Presidência da Comissão de Avaliação e Qualidade da ESAV, tendo ainda sido membro do Conselho Pedagógico da ESAV, do Conselho Académico e do Conselho Geral do IPV.

Pertenceu também à direção de uma sociedade científica, a Sociedade Portuguesa de Patologia Animal, como Vice-Presidente, durante dois mandatos e depois como Presidente durante outros dois mandatos (2011 a 2015).

Tem participado na orientação de teses de doutoramento, mestrado e licenciatura, em júris académicos, júris de recrutamento de pessoal docente, comissões científicas de eventos científicos, sendo membro do conselho editorial e revisora regular de revistas científicas do ISI.

mega

Cristina Mega

Licenciada em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da
Universidade de Lisboa (1992), Mestre em Ciências da Visão (2007) e Doutorada em
Ciências Biomédicas, ambos, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (2017). Exerceu actividade clínica na área dos Animais de Companhia de 1992 a 2004 e foi Directora Clínica da Clínica Veterinária da Barra (1998 – 2004). Neste momento, é Professora Adjunta da Escola Superior Agrária de Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu, onde é Directora do Curso de Enfermagem Veterinária (2017) e lecciona nas áreas médico-cirúrgicas e de urgências e cuidados intensivos, desde 2005. É autora e co – autora de diversas publicações científicas e de comunicações, nacionais e internacionais, nas áreas das Ciências Veterinárias e Biomédicas.

ana_cristina1

Ana Cristina Matos

Licenciada em Medicina Veterinária pela UTAD (1996). Mestre em Ciências Agrárias-Produção Animal (2005) e Doutorada em Ciências Veterinárias (2016) pela mesma Instituição, Master Business Administration-Vet, (2016) pela OMV e IFE. Professora Adjunta no IPCB-ESA desde 1999, lecionando várias Unidades Curriculares da Licenciatura em Enfermagem Veterinária e do CTeSP em Cuidados Veterinários, sendo atualmente Coordenadora da Licenciatura de Enfermagem Veterinária. Desde 2009 faz Investigação na área da Patologia dos Animais Selvagens e é Autora de várias publicações nesta área.

helder_quintas

Helder Quintas

Professor Adjunto da Escola Superior Agraria – Instituto Politécnico de Bragança. Investigador do CIMO. Médico Veterinário, Licenciado pela Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Doutoramento em Ciências Veterinárias em 2015 (UTAD). Exerce actividade clínica desde 2003 sobretudo em animais de produção, com especial interesse na área dos pequenos ruminantes.


teresa_mateus

Teresa Letra Mateus

Licenciada em Medicina Veterinária (UTAD), Mestre em Ciência e Tecnologia Alimentar (ESB-UCP) e Doutora em Ciências Veterinárias (ICBAS-UP). Pós-graduada em Segurança Alimentar (ESB-UCP), Promoção e Educação para a Saúde (ESE-IPVC) e Comunicação em Saúde (ESS-IPVC). Entre  2001 a 2018 trabalhou em sanidade animal, consultoria e formação em higiene e segurança alimentar e leccionou no ensino superior (UTAD, EUVG e IPVC). Actualmente é Professora Adjunta na Escola Superior Agrária do IPVC, pertence ao Departamento de Saúde Pública Veterinária do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e é membro integrado da EpiUnit – ISPUP. Os seus interesses são a Uma Só Saúde e a Comunicação.





Carolina Maria Balão da Silva 


Concluiu o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária em 2010, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, o Mestrado Universitário em Investigação em 2011 e o Doutoramento em Ciências Veterinárias (2014), ambos pela Universidade da Extremadura, Espanha. No mesmo ano, concluiu também pela Universidade de Extremadura, o Curso de Especialista Universitário em Reprodução Assistida. Iniciou a sua atividade profissional como docente na Universidade Agrária do Equador (2014), como docente de Reprodução Animal. Em 2015, iniciou as suas funções como docente Coordenadora da licenciatura em Enfermagem Veterinária na Escola Agrária de Elvas (Instituto Politécnico de Portalegre). Colabora na lecionação da Unidade Curricular de Tecnologias em Reprodução Animal, pertencente ao Mestrado em Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia. A sua experiência como investigadora centra-se na área da andrologia, e em técnicas avançadas de análise seminal como a citometria de fluxo, a sexagem de espermatozóides e a análise espermática assistida por computador (CASA). É coautora de 20 artigos científicos publicados a nível internacional, revistos por pares e é revisora em revistas científicas internacionais


Reserve o seu lugar

SUBSCREVA A NEWSLETTER

Quer saber mais?