Hospital Veterinário Montenegro

HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO

        PORTUGUÊS

        ESPAÑOL

TESES - HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO
HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO
HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO

 

CIENTÍFICO

 

       
 
PROJECTO ESCOLA - HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO

EXPOSIÇÃO DE POSTERS


O Hospital Veterinário Montenegro convida todos os médicos veterinários a submeterem posters para apresentação no X Congresso Hospital Veterinário Montenegro de forma partilharem a sua experiência clínica e/ou de investigação com os restantes colegas.

Os posters serão expostos durante todo o congresso e serão avaliados pelos palestrantes e pela comissão científica de forma a determinar o trabalho vencedor. A comissão científica realizará a avaliação durante os intervalos dos coffee-breaks, devendo os autores permanecer junto ao seu poster segundo um horário posteriormente disponibilizado.

Ao contrário das edições anteriores, este ano deverá ser previamente submetido um resumo do trabalho a apresentar de forma a ser feita uma avaliação por parte da comissão científica e determinar da aceitação ou recusa do poster.

As notas seguintes constituem normas orientadoras para elaborar os posters e os seus resumos.

1. Os posters deverão reportar:

Ø    Trabalhos experimentais ou de investigação clínica recentes.

Ø    Resultados preliminares de trabalhos experimentais.

Ø   Revisão de casos cujo número, raridade ou inovação possa justificar a sua apresentação.

Ø    Não serão aceites posters que relatem casos clínicos isolados excepto se representarem uma solução ou abordagem original face aos conceitos actuais da Medicina Veterinária.

2. Todos os dados apresentados deverão ser originais e da responsabilidade dos autores do trabalho.

3. Sempre que forem apresentados dados não originais ou quando o poster incluir iconografia não original, os autores deverão obter autorização para a sua divulgação junto dos detentores dos direitos dessas imagens.

4. Os resumos deverão ser escritos em português, espanhol ou inglês e deverão incluir: uma introdução e justificação do tema, os objectivos do trabalho, a metodologia, os resultados/ conclusões e a bibliografia consultada.

5. Para que seja possível a apreciação cega dos resumos dos posters, a submissão do resumo deve ser feita em duas páginas distintas, consistindo a primeira no resumo do trabalho e a segundo na identificação dos autores/instituições. Os elementos da Comissão Científica terão acesso apenas à primeira página para avaliação dos resumos.

  • O resumo não deverá ultrapassar 1 página A4 (margens 2 cm) e deverá ser redigido em letra Times New Roman, número 12 com espaçamento simples.
     

  • A primeira linha deverá ser constituída pelo TÍTULO DO POSTER em letras maiúsculas.
     

  • O título e o texto do resumo não devem conter informações que possibilitem a identificação de autores / instituições.
     

  • Podem ser incluídos quadros simples, figuras ou gráficos desde que sejam essenciais para a compreensão do texto.
     

  • O espaço total ocupado pelo resumo (título, texto, tabelas, gráficos ou fotografias) não poderá ultrapassar uma página, de tamanho A4, com margens de 2cm.
     

  • A 2ª página deverá indicar:

o    Título do Poster.

o    Nome completo do primeiro autor e respectivos contactos (endereço postal, endereço electrónicos e número de telemóvel).

o    Nome dos restantes autores.

o    Instituições a que pertencem.

o    O primeiro autor deverá declarar que o trabalho não foi apresentado/aceite em outro congresso/reunião de âmbito nacional.

o    Deverá ser explicitado o conflito de interesses de algum dos autores em relação ao trabalho efectuado.

6. O envio dos resumos deverá ser feito por correio electrónico para cientifico.hvm@gmail.com, em formato não editável (PDF).

7. Na mensagem de correio electrónico deverão obrigatoriamente incluir “Submissão de resumo para poster” no assunto da mesma.

8. A data limite para apresentação dos resumos será 11 de Janeiro de 2014. Atendendo à necessidade de avaliação e selecção por parte da comissão científica de todos os resumos recebidos, não será aceite nenhuma comunicação submetida após essa data.

9. A comissão científica irá proceder à avaliação dos resumos submetidos de forma a seleccionar os posters aceites para apresentação no X Congresso Hospital Veterinário Montenegro.

10. Os autores dos posters serão contactados pela comissão organizadora até ao dia 18 de Janeiro de 2014 e informados da decisão da comissão científica.

11. Os posters devem obedecer aos seguintes aspectos gráficos:

Ø     Dimensões: 80 cm de largura por 100 cm de altura.

Ø    Legibilidade: utilizar caracteres legíveis a pelo menos 2 metros.

Ø   A apresentação do poster não deve exibir excesso de informação / frases longas e/ou complexas.

Ø    Sempre que adequado, deve ser privilegiada a apresentação de resultados em tabelas/gráficos e fotografia.

12. O autor será responsável pela colocação do poster no 1º dia do congresso no local previamente destinado, até às 10.00 horas AM e deverá estar presente junto ao mesmo durante a avaliação pela comissão científica em horário a estipular.

13. Ao vencedor de cada uma das votações será atribuído um prémio de 300 € e a possibilidade de inscrição gratuita no congresso até um máximo de 3 co-autores.