HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO
 

11 e 12 DE FEVEREIRO DE 2012 - EUROPARQUE - SANTA MARIA DA FEIRA
 

TESES - HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO
 

INÍCIO   |   PROGRAMA   |   PALESTRAS   |   POSTERS   |   FOTOGRAFIAS   |   VIDEOS             

PROJECTO ESCOLA - HOSPITAL VETERINÁRIO MONTENEGRO

ORADORES


► German Santamarina
Graduou-se na Faculdade de Veterinária Lugo, Universidade de Santiago de Compostela em 1989 e obteve o título de Doutor em Medicina Veterinária na mesma universidade em 1993. Realizou formação na área de Cardiologia e Medicina Interna nas faculdades de Davis (EUA), Bolonha (Itália), Alfort (França) e Lyon (França). Atualmente é professor de Patologia Médica do Departamento de Ciências Veterinárias Clínicas na Faculdade de Veterinária de Lugo com a atividade de clínica no Departamento de Medicina Interna do Hospital Veterinária da Universidade Rof Codina. Reitor da Universidade de Santiago de Compostela desde junho de 2012.

► Kerry Simpson
Kerry graduou-se na Universidade de Edimburgo e trabalhou em clínica de pequenos animais durante dois anos, antes de retornar a Edimburgo para estudar a dinâmica do miocárdio em várias formas de cardiomiopatias felinas primárias e específicas. Enquanto realizava o seu doutoramento assumiu um papel clínico no serviço cardiopulmonar da Universidade de Edimburgo, adquirindo assim o certificado em Cardiologia Veterinária e doutoramento em 2004. Em 2006, Kerry foi membro premiado do Colégio Australiano de Veterinária, tendo ganho uma bolsa em 2010. Especialista do Royal College of Surgeons em Medicina Veterinária Felina em 2011. Kerry foi responsável pela primeira clínica para tratamento com iodo radioativo com um período médio de internamento de sete dias apenas e foi cofundadora da FAB. Pertence ao programa de triagem para cardiomiopatia hipertrófica da.Veterinary Cardiovascular Society (VCS). Ela é uma conferencista de renome mundial. O trabalho clínico de Kerry foi televisionado para a "Escola Vet" documentário atualmente no ar no Animal Planet.

► Ana Oliveira
Licenciada em Medicina Veterinária pela FMV-UTL em 1998. Em 2003, obteve o Grau de Mestre em Parasitologia Médica pelo IHMT. Frequentou a residência de Especialidade em Dermatologia na Royal Dick School of Veterinary, na Universidade de Edimburgo. Leccionou durante dois anos no College of Veterinary Medicine, North Carolina State University, USA na qualidade de Clinical Assistant Professor in Dermatology. Em 2009, obteve o Diploma da especialidade pelo Colégio Europeu de Dermatologia Veterinária. Dedica-se exclusivamente à Dermatologia nas áreas de clínica de referência privada, ensino e investigação. Lecciona como Professora Auxiliar Convidada na Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

► Maria Luísa Suarez
Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Veterinária de Lugo, Universidade de Santiago de Compostela em 1991, obteve o Doutoramento em Medicina Veterinária em 1997 na mesma universidade. Começou sua carreira docente como professora associada em 1997 e é atualmente professora de Patologia Médica do Departamento de Ciências Veterinárias Clínicas, Faculdade de Veterinária de Lugo com a atividade como internista no Hospital Veterinário da Universidade Rof Codina

► João Loureiro
João Loureiro licenciou-se em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto (Portugal) em 2001. Começou a trabalhar em clínica privada em Portugal e durante este período desenvolveu especial interesse pela cardiologia. Em Abril de 2003 mudou-se para o Reino Unido onde trabalhou por dois anos antes de obter o RCVS certificate in Veterinary Cardiology em 2004. Em Mayo de 2005 iniciou a residência em cardiologia Veterinária. Em 2009 obteve o Diploma em Cardiologia do European College of Veterinary Internal Medicine.

► Jaume Fatjo
Jaume Fatjo Rios estudou medicina veterinária na Universidade Autónoma de Barcelona, é diplomado pelo Colégio Europeu de Medicina Comportamental Veterinária e possui pós-graduação do Departamento de Etologia Clínica da Universidade de Nova York. Professor Associado de Etologia (UAB - Universitat Autònoma de Barcelona).

► Diogo Magno
Licenciado em Medicina Veterinária em 2001 pela Faculdade de Medicina Veterinária da UTL.Integra o corpo clínico do Hospital Veterinário do Restelo desde 2002 e é actualmente o responsável pelo Departamento de Oftalmolgia do Hospital, realizando consultas por referência na área e cirurgia oftálmica diversa, nomeadamente facoemulsificação de cataratas em cães e gatos e transplantes corneais. Certificado de Estudos Superiores em Oftalmologia Veterinária (Escola Nacional de Veterinária de Toulouse). Estágio realizado no Centro Oftalmológico de Madrid sob orientação do Dr Manuel Vilagrasa Hijar

► Raquel Monteiro
Licenciou-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2004. Frequentou um estágio de 6 meses no Hospital Veterinario Montenegro e 6 meses no Animal Medical Centre em Manchester. De Setembro de 2005 a Setembro de 2006 realizou um internato geral no Animal Health Trust em Newmarket a que se seguiu de uma residência de três anos em neurologia/neurocirurgia na universidade de Glasgow. Obteve o diploma do Colégio Europeu de Neurologia Veterinária em setembro de 2010. Atualmente, e desde Outubro de 2009 pertence ao departamento de Neurologia/neurocirurgia do Willows Veterinary Centre and Referral Service

► Pedro Almeida
Médico Veterinário licenciado pela UTAD, em 1997, Pós-Graduado em Medicina de Animais de Companhia pela ULHT (2009), em “Veterinary Diagnostic Ultrasound” pela ESAVS (2002) e em “Veterinary Emergency Care” pela ESAVS (2005). Actualmente é docente no âmbito da Clínica de Animais de Companhia, Patologia e Clínica das Doenças Infecciosas e Actividades Hospitalares e de Campo, na categoria de Professor Auxiliar Convidado na ULHT. É consultor sénior colaborador do HVL, tendo a seu cargo as áreas de Geriatria e Endocrinologia, dando apoio a todo o serviço de Medicina Interna. Durante uma década (1998-2008) fez parte do corpo clínico do Hospital Veterinário do Porto onde exerceu funções no serviço de Medicina Interna e Ultrasonografia. Os seus interesses especiais recaem sobre Endocrinologia, Geriatria e Emergências

► Rita Cruz
Licenciada em Medicina Veterinária em 2002, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Possui Pós-graduação em Produção Animal, pela Universidade dos Açores. É docente na Escola Superior Agrária de Viseu e Médica Veterinária na Clínica Veterinária SERRAVET desde Outubro de 2002.

► Luis Montenegro
Licenciado em Medicina Veterinária pela UTAD em 1992. Exerce a sua actividade profissional desde essa altura como clínico de pequenos animais na cidade do Porto. É director clínico do Hospital Veterinário Montenegro desde 1999. Para além de veterinário generalista, tem como principal área de interesse a reprodução e cirurgia. Leciona como convidado na cadeira de ginecologia e obstetrícia do curso de veterinária da Universidade Lusófona (2010 e 2011).No ano de 2010, realizou na UTAD, o mestrado na área de reprodução, tendo sido as urgências reprodutivas o tema de dissertação.

► Nuno Félix
Licenciado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa (FMV-UTL), em 1998. Em 1999 completa um estágio de 8 meses no Animal Medical Centre, em Manchester UK, sob a Orientação do Dr Phillip Boydell. Completa Mestrado em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, em 2004. Entra como Assistente estagiário da disciplina de Clínica de Pequenos Animais (CPA) da Licenciatura em Medicina Veterinária da FMV-UTL, em 2001, exercendo actualmente as funções de Assistente de Clínica de Animais de Companhia (que sucedeu a CPA) do 5º ano do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária da FMV-UTL. Secretário da European Veterinary Emergency and Critical care Society (EVECCS) de 2005-2011.Mestrado Integrado em Medicina Humana pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa em 2011. Atualmente encontra-se a terminar Doutoramento em Ciências Veterinárias na FMV-UTL. Realizou vários estágios externos em Faculdades de Medicina Veterinária dos EUA e Canadá.

► Heber Alves
Heber Alves licenciou-se pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em 2003. Em 2007 completou o seu diploma de Estudos Avançados pela Faculdade de Veterinaria da Universidade de Leon (Espanha) e em 2011 o seu doutoramento em Medicina e Cirurgia Animal pela mesma Universidade. Desenvolveu a sua própria linha de investigação durante o seu doutoramento, através do refinamento de técnicas de anestesia em animais de experimentação. Realizou estágios no Brasil na UNESP – São Paulo e em Portugal na UTAD. Foi docente auxiliar de Anestesiologia na UTAD e investigador no IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular – Porto). Atualmente é o “Operations Director” da Improve International que é a maior empresa de formação para médicos veterinários da Europa.

► Claudia Palmeiro
Licenciada em Medicina Veterinária no ano de 2002, pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa. Estágio curricular de um ano em regime de internato em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais no Hospital Veterinário do Porto. Em 2003 integrou o Departamento de Formação e Comunicação Científica de Royal Canin Portugal, onde permaneceu como formadora até Março de 2005. Nessa altura viajou para o Reino Unido onde exerceu Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais durante 4 anos num Hospital Veterinário. Regressou a Portugal em Abril de 2009 onde exerceu Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais na Clínica Veterinária da Bicuda em Cascais. Em Março de 2010 assumiu a função de Delegada Técnica Comercial da Royal Canin Portugal. Em Outubro de 2011 assumiu a Direcção do Departamento de Formação e Comunicação Científica da Royal Canin Portugal.

► Howie Seim
Licenciado em 1975 pela Universidade Estadual de Washington, o Dr. Seim concluído um estágio no Western College de Medicina Veterinária em Saskatoon, Saskatchewan, no Canadá, e uma residência cirúrgica de dois anos no Animal Medical Center em Nova York. Pertence à equipa cirúrgica da Universidade do Colorado desde 1978. Dr. Seim obteve o estatuto de Diplomado pelo Colégio Americano de Cirurgiões Veterinários em 1983. Foi chefe da seção de Cirurgia de Pequenos Animais na Universidade do Colorado, de 1992 a 2002. Recebeu o Prémio AGVET Merck para o Ensino Criativo em 1993, Prémio de Inovação Instrucional N. Preston Davis da Universidade do Colorado em 1995, e em 2009 foi eleito o orador do ano pela Conferência Veterinária Norte-americana de Pequenos Animais. Dr. Seim é fundador e presidente da VideoVet uma série de vídeos de Educação Continuada de Cirurgia Veterinária (www.videovet.org)

► Helena Vala
Licenciada em Medicina Veterinária, com o grau de Doutor em Ciências Veterinárias, concedido pela UTAD, exerce funções de Professora Adjunta da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viseu e de anatomopatologista no Laboratório de Anatomia Patológica da mesma Escola. As actuais áreas de interesse de investigação prendem-se com o estudo de doenças animais com impacto na saúde animal e humana; o estudo de tecidos animais, com recurso a métodos histológicos, histoquímicos e imunohistoquímicos e o estudo de neoplasias em animais de companhia

► Ana Cota
Licenciada pelo ICBAS-UP em 2007. Efectuou o seu estágio curricular no Hospital Veterinário Montenegro. Encontra-se a trabalhar nesta unidade desde 2007.
Tem como áreas de interesse a Medicina Interna e Oncologia. Efectuou pós-graduação em Medicina interna de Animais de Companhia em 2010.

► Marta Pinto
Licenciada pelo ICBAS-UP em 1999. Realizou o seu estágio curricular na área de pequenos animais no ICBAS-UP, UAB e Hospital Veterinário Montenegro. É clínica residente no Hospital Veterinário Montenegro desde 2000. Tem realizado cursos de pós-graduação na área de cirurgia e laparoscopia.

► Daniel Gonçalves
Licenciado Medicina Veterinária pelo ICBAS-UP em 2005. Efectuou o seu estágio curricular em Inspecção Sanitária no Matadouro Carnes Landeiro, S.A., e na área de clínica e cirurgia de animais de companhia no Hospital Veterinário Montenegro, no "All Pets Emergency and Referral Center" na Geórgia (EUA) e na Universidade Veterinária do Texas. Trabalhou durante um ano numa clínica de animais de companhia na região do Porto e desde 2007 que trabalha no Hospital Veterinário Montenegro. Actualmente é responsável pela fisioterapia no Hospital.
Realizou uma pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa no ICBAS (2008), Curso de Fisioterapia em Pequenos Animais na Quinta Monte dos Vendavais (2007), visitas aos serviços de fisioterapia das universidades veterinárias do Tennessee (2007) e do Texas (TAMU) (2004). Realizou ainda I Curso teórico prático de iniciação à fixação esquelética externa em pequenos animais (2004), Curso AOvet pequenos animales (2009), III Post Master – ortopedia (2011). Realizou Curso básico de Endoscopia de pequenos animais (2010).
Foi orador no ICBAS sobre o tema Fisioterapia em Pequenos Animais (2010), palestra organizada pela associação de estudantes.
Tem como áreas de interesse a Ortopedia, Fisioterapia e Endoscopia.

► Ricardo Mendanha
Licenciado em Medicina Veterinária pela UTAD em 2004. Diretor Clínico da Clínica Veterinária do Alto Minho desde 2006. Docente da licenciatura de Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrária de Ponte de Lima desde 2008, leccionando entre outras a disciplina de Urgências e Cuidados Intensivos em Enfermagem Veterinária. Pós-graduado em Sindrome Metabólica pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto - Hospital de São João sendo a área de maior interesse a Medicina Interna em animais de companhia.

► Joaquim J. Garcia Pereira Henriques
Licenciado em Medicina Veterinária, em 2000, pela Universidade Técnica de Lisboa. Realizou o internato em Medicina e Cirurgia de Animais de Companhia, em 2006, no Hospital Veterinário Universitário da Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade de Glasgow, Reino Unido. Responsável pelo projecto Oncovet desde 2007 e director Clínico do Centro Veterinário Berna. Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, desde 2007. Doutorando em Biomedicina, pela Universidade da Beira Interior, num projecto sobre o Linfoma não-Hodgkin no cão. A investigação desenvolvida na área do linfoma tem sido realizada em estreita colaboração a Prof. Doutora Paula Chaves e o Prof. Dr José Cabeçadas, do Instituto Português de Oncologia de Lisboa, e a Professora Doutora Jane Dobson da Universidade de Cambrige, Reino Unido.