O momento que me fez ter a certeza da minha escolha foi quando acompanhei o tratamento da Bia, uma cadela com um problema neurológico bastante grave. Acompanhei todo o processo de fisioterapia e vi a transformação dela ao longo de muitas semanas e o impacto que teve nos donos. Mostrou-me que a veterinária não só salva animais como pode salvar humanos!

Rita Costa
Estudante de medicina veterinária

Desde que me lembro que existe em mim a paixão pela medicina. Aliada ao meu amor pelos animais tornou medicina veterinária a única escolha certa.
Os animais ensinam-nos tanto e eu sou grata por puder aprender todos os dias. A gratidão no olhar deles, bem como a das pessoas para quem eles são família, compensam todas as dificuldades pelo caminho.
Conseguir compreender como as coisas funcionam, como ajudar e como salvar uma vida será para sempre o maior superpoder que alguma vez vou adquirir.

Inês Pinto
Estudante de medicina veterinária

Desde criança que sempre tive uma enorme adoração por animais e que veio a crescer a cada dia comigo, a cada ano.
Quando tive que escolher uma área e um curso para seguir, não pensei duas vezes ao optar pela Veterinária. E aqui estou hoje, Enfermeira Veterinária, com zero arrependimentos e cada vez mais apaixonada por estes seres que me enchem o coração. Este sentimento de realização por poder ajudá-los como eles nos ajudam a nós de alguma maneira. O sentimento de retribuição e reciprocidade. Sou muito grata por eles e por todos nós que escolhemos estar aqui a praticar o correto e o bem. Todos os merecem esta atenção.

Enfermeira Veterinária

Desde pequenina que o meu sonho é ser médica veterinária. Hoje, a poucos passos de tornar esse sonho realidade, não podia ter mais certezas de que escolhi a profissão certa. Salvar vidas é das coisas mais bonitas que já vivi. A gratidão dos tutores é inexplicável, bem como o amor que recebemos diariamente dos animais. Não há nada mais gratificante do que o sentimento de missão cumprida e uma mão cheia de lambidelas dos nossos patudos.

Inês Costa
Estudante de medicina veterinária

Um dos momentos mais gratificantes da minha carreira, dentre muitos, foi o manejo de um caso clínico de uma gata diagnosticada com epilepsia idiopática. Ela permaneceu internada por um mês, durante o qual, por meio de cuidados intensivos e diversos exames complementares, conseguimos estabilizar seu quadro. A constante observação e o rigor nos cuidados da equipe de enfermagem foram essenciais para reverter a situação. O carinho e o reconhecimento dos tutores tornaram todo o trabalho ainda mais gratificante. Atualmente, a paciente está em excelente condição e demonstra sempre alegria ao voltar ao Hospital. Uma profissão que vale o esforço todo!

Beatriz Vieira
Enfermeira Veterinária

Sou aluna de 2 ano de medicina veterinária, lutei muito para entrar por isso sei que era isto que queria mas independentemente disso, tive um estágio no 1 ano na UNICOL em que lidei principalmente com vacas de leite nos Açores.
Fui pela primeira vez ver um parto e ajudar claro, quando toquei pela primeira vez num vitelo dentro do útero da mãe foi incrível, tanto que quando apresentei o meu relatório de estágio quase me emocionei mas contive me porque estava à frente dos meus colegas, mas tocou me muito e só mostra o amor que tenho por esta área

Estudante medicina veterinária

Sempre adorei animais, desde muito pequena! Tornou se um sonho quando perdi a minha melhor amiga kuka. Lembro me com 11 anos estar a olhar para a estrela mais brilhante do céu e prometer lhe que um dia ia salvar cães como ela. A kuka salvou me a vida quando eu era muito pequenina! Por ti kuka e por todos eles que nos amam incondicionalmente

Sara Alves
Estudante Finalista de Medicina Veterinária

Desde que me lembro, sempre tive um amor muito grande por animais, não suportava vê-los a sofrer e não conseguir ajudar e foi por isso que começou a crescer dentro de mim a vontade de seguir Veterinária, para os poder ajudar da melhor forma e claro para no fim ver o olhar de agradecimento por cuidarmos deles e dos donos por ajudarmos o melhor amigo deles!!
Recentemente perdi o meu melhor amigo de 4 patas e desde do dia que o tive que prometi que iria sempre cuidar dele até ao último momento e claro de todos os animais que fizessem parte da minha vida de alguma forma, foi ele uma das razão para querer ser veterinária, então a promessa continua e sou extremamente grata por todos que cuidam deles com todo o amor, é realmente gratificante cuidar de seres tão genuínos!

Carla Fernandes
Estudante Enfermagem Veterinária

Desde pequena que quero ser veterinária. Agora, a pouco tempo de tomar o curso, sei que fiz a escolha certa. Poder ajudar aqueles que não falam e que mesmo assim transmitem o seu agradecimento através do olhar, é o mais gratificante que pode existir. Ser veterinária permite-me ser a melhor versão de mim mesma.

Inês Carvalho
Estudante de Medicina Veterinária

Desde pequenina que o meu fascínio pelos animais era notório por todos, desde os desenhos animados, aos filmes, aos brinquedos, tudo era sempre relacionado aos animais.
Aos 8 anos quando me deram o meu primeiro cão, eu fiz a promessa que iria estudar para poder cuidar dele até ele ser velhinho. Essa promessa manteve-se, e o meu amor pelos animais e pela profissão só aumenta a cada dia. Ter o privilégio de poder cuidar de seres tão puros e genuínos e receber como forma de agradecimento um olhar meigo, um rabinho a abanar e uma lambidela, é o que me faz todos os dias querer aprender mais, para lhes proporcionar mais e melhor.

Rute Maia
Estudante de Medicina Veterinária

Salvar a vida de um animal e sentir o agradecimento da família!

Maria Amélia
Veterinária

Para mim, veterinária é amor! É ajudar quem não se consegue defender sozinho. Quando estou presente em altas de animais que estiveram internados durante dias a fio, lembro-me que este é o caminho certo para mim! A felicidade dos tutores, o ânimo do animal, enche-me a alma! E todos os momentos em que temi pela vida dos meus próprios animais, salvos por um médico veterinário, sei que é isso que também eu quero fazer!

Magali Oliveira
Estudante de medicina veterinária

As an autistic adult, working in a clinical setting was overwhelming, and I often felt misunderstood by my colleagues and by pet owners.
I found my place as a veterinarian working outside of clinical practice, and that was worth it!

Veterinary (not working on the clinical field)

Escolhi ser veterinária para dar voz àqueles que, mesmo sem palavras, expressam tudo através do olhar e do afeto. A influência de um animal nas nossas vidas pode ir do mais profundo reconforto ao caos inesperado, mas é justamente essa ligação que me move: a necessidade de cuidar, proteger, e a satisfação de evitar que alguém perca o seu melhor amigo. Ser veterinária é muito mais do que curar; é restaurar o equilíbrio da natureza e, ao mesmo tempo, cuidar da humanidade através do amor que partilhamos com os nossos animais.

Inês Bessa
Estudante de Medicina Veterinária

Escolher ser Médico(a) Veterinário(a) é, hoje em dia, escolher ser um(a) guerreiro(a). Sacrificámo-nos bastante nas várias etapas que implicam este percurso, desde o curso até à altura de exercer, tudo pelo amor que temos aos nossos animais. Além disso, somos importantes agentes de saúde pública, tendo a visão One Health como lema.
Somos, por isso, fundamentais na sociedade, devendo ser melhor valorizados pelo trabalho que todos os dias fazemos.
Em semana de celebração do dia da Saúde Mental, tema fulcral na área da Medicina Veterinária, que sejam lembrados e ajudados todos os que precisam.

Estudante Finalista de Medicina Veterinária

A tua história pode inspirar outros!

Na Sala Emotions, falamos sobre saúde mental na veterinária. Já viveste um momento que te mostrou que escolheste a profissão certa?


Ajuda-nos a inspirar outros e a provar que, apesar dos desafios, a veterinária vale a pena!

Strong Testimonials form submission spinner.
A tua história pode fazer a diferença! Mostra porque vale a pena ser veterinário!
Vet Lovers rodapé