Mensagem

O Hospital Veterinário Montenegro vai agendar para os dias 22, 23 e 24 de fevereiro de 2019, um encontro que abrange todos os intervenientes do setor, para que sejam veiculados e partilhados conhecimentos sobre vários domínios, num ambiente descontraído e de convívio entre todos.

O tema escolhido para a 15ª edição do congresso que terá lugar no Europarque, em Santa Maria da Feira, é “Dermatologia”.

Este ano adotaremos um modelo mais dinâmico do Pavilhão da exposição comercial com inclusão de um sistema audiovisual de topo e de um grande palco onde serão apresentadas palestras científicas, comerciais e lúdicas. Teremos também, quatro salas em simultâneo com palestras científicas: palco do pavilhão comercial, sala principal de medicina, sala de enfermagem e sala de primeiros socorros.

O nosso objectivo, depois de termos percebido o que desejam todos os que se envolvem no sector, que é ter aprendizagem em sintonia com ambiente descontraído e lúdico levou-nos a formatar este novo conceito de Congresso que põe em simbiose patrocinadores, congressistas, oradores e entertainers num ambiente único e com objectivo definido aprender de forma prazerosa. A duração das pausas para café será significativamente ampliada e num ambiente de maior informalidade os oradores terão ainda oportunidade de se envolverem na exposição comercial e inclusivamente realizar consultas ao vivo e palestras.

show de encerramento, os momentos lúdicos assim como palestras científicas intercaladas com apresentações de carácter comercial iriam decorrer no palco instalado na área da exposição comercial.

Em frente ao palco estarão dispostas 400 cadeiras sendo o pavilhão embelezado com duas alcatifas centrais em direção ao palco alterando a disposição habitual dos stands mas permitindo uma maior distribuição destes e maior presença de congressistas na área comercial.

Queremos homenagear o Prof. Miguel Faria que sempre foi um membro ativo na organização deste evento, razão pela qual criamos o Prémio Científico Prof. Miguel Faria para a melhor comunicação livre. A apresentação vencedora será anunciada no palco do pavilhão e o respetivo prémio entregue ao vencedor pela família do Prof. Miguel Faria. As comunicações científicas têm sido de uma qualidade extremamente elevada e são, sem dúvida, um orgulho para a classe tendo reunido 85 submissões no ano transato, o maior número desde sempre.  Pretendemos novamente nesta edição premiar os melhores trabalhos científicos que reflectem o elevado nível da investigação em medicina veterinária realizada em Portugal.

Já temos o programa científico praticamente fechado e no painel de oradores salientamos a participação de Lluís Ferrer, uma referência na área da dermatologia para além de uma grelha de oradores nacionais e internacionais (Ana Oliveira, Ana Mafalda Lourenço, Carlos Vich, Cláudia Rodrigues, Diana Ferreira, Elena Dieguez, Filipa Seia, Justina Oliveira, Luís Martins, Marcos Fernández Monzón, Pachi Clemente, Patrícia Poeta, entre outros).

Para além da componente formativa, terão lugar alguns momentos de descontracção de componente lúdica, tais como ilusionismo e magia no pavilhão, um momento de stand-up comedy com o humorista Guilherme Duarte e um concerto ao vivo da banda Duquesa.

Contamos com a possível participação de Sónia Araújo como anfitriã/host, entre outros, numa parte do evento que inclui o encerramento da sessão de sábado, no dia 23 de fevereiro com cocktail pelas 19 horas, com iguarias e bebidas locais e que pretende promover maior tempo para troca de opiniões entre todos do setor, num ambiente agregador.

A componente social do Congresso culminará no jantar oficial do Congresso no Hotel Intercontinental.

No dia 24, domingo, estamos a organizar um momento de desporto e interação com a sociedade e os animais na zona do Europarque. Contamos, desde já, com o apoio do município e pretendemos ter as seguintes atividades: a Corrida do Veterinário, uma prova de atletismo de 10km aberta a toda a sociedade e com prémios atrativos e uma Caminhada com o cão de 5Km onde todos poderemos participar na companhia das nossas famílias incluindo os animais, contando que as empresas possam ter espaços ao longo do percurso para interagir com os participantes. Estas atividades têm uma vertente solidária, 1€ do valor da sua inscrição reverte para a causa solidária, nesta edição temos duas instituições à sua escolha, os VSF Portugal – Veterinários sem Fronteiras ou a Aanifeira – Associação dos Amigos dos Animais de Santa Maria da Feira.

O evento continuará a ser realizado maioritariamente num formato de convite e mantém o cariz de apoio a causas sociais que se relacionam com o bem-estar animal, como no caso da sala dos bombeiros.

Os convites para o evento estarão exclusivamente na posse dos patrocinadores e a organização não disporá de convites.

Orgulhamo-nos por organizar o congresso que tem a maior representatividade de profissionais desta área. No ano transato reunimos 1300 médicos veterinários, 460 estudantes de medicina veterinária e 580 enfermeiros e estudantes de enfermagem veterinária, dos quais cerca de 300 congressistas espanhóis. Este ano gostaríamos de poder elevar a fasquia dos congressos de medicina veterinária com o nosso projeto – arrojado e inovador – que pretende oferecer conhecimento sem descurar momentos de lazer e bem-estar.