Patrícia Poeta

Patrícia Alexandra Curado Quintas Dinis Poeta é Membro do LAVQ-UCIBIO, Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNL. Doutorada em Medicina Veterinária pela UTAD com investigação em Microbiologia Médica. Coordenadora do Grupo de Resistência a Antibióticos e Responsável pelo Laboratório de Microbiologia Médica da UTAD e Especialista Europeia em Microbiologia Veterinária. Tem como principal interesse a pesquisa e caracterização de mecanismos de resistência a antibióticos em bactérias de diferentes origens numa perspetiva de “Uma só saúde” bem como estudos de epidemiologia molecular para caracterizar linhagens genéticas de bactérias resistentes. Pertence ao PANRUAA (Plano Nacional para a Redução do Uso de Antibióticos em Animais) onde lidera o Grupo Conhecimento e faz parte da Ação Europeia COST TD1404-One Health. Orienta várias teses de doutoramento e mestrado. Responsável por projetos de investigação financiados por empresas privadas e projetos interuniversitários. Leciona cursos nacionais e internacionais de
doutoramento e mestrado e mantém protocolos de cooperação com várias entidades nacionais e internacionais. Responsável pelas Unidades Curriculares de Microbiologia Médica, Microbiologia Aplicada à Saúde, Análises Laboratoriais em Microbiologia e Parasitologia, Profilaxia e Política Sanitária em Agentes Zoonóticos e Doenças Transmissíveis dos Animais de Laboratório, Exóticos e Selvagens. Responsável pelo programa Ciência Viva no Laboratório no Departamento de Ciências Veterinárias.
Integra a Comissão Coordenadora de Avaliação de Desempenho dos Docentes da Escola de Ciências Agrárias e Veterinárias. Publicou mais de 130 artigos em revistas do SCI, capítulos de livros, comunicações em encontros científicos internacionais, apresentações em reuniões científicas nacionais ou ibéricas, posteres em reuniões científicas, publicações em GenBank, publicações em UniProt, registros em MLST, revistas técnicas e científicas e séries ou trabalhos educacionais. Recebeu 16 prémios. Opera na área das Ciências Veterinárias a na sua atividade profissional interage com 175 investigadores em autoria e co-autoria de trabalhos científicos.