Guilherme Duarte

Nascido na Buraca, engenheiro informático de formação, curso que, para desgosto dos meus pais, apenas utilizo para atualizar este site. Cedo percebi que fazer humor era a melhor forma de desarmar assaltantes e em 2014 decidi criar um blogue, Por Falar Noutra Coisa, para escrever opiniões raramente sérias, muitas vezes parvas. Faço stand up comedy, tanto em grandes teatros como em bares manhosos, e stand up comedy para empresas e eventos corporate. Faço vídeos e sketches. Tenho uma série na SIC Radical. Faço um podcast. Faço crónicas para o SAPO 24. Faço o jantar e lavo a loiça enquanto a minha namorada vê a novela.

Escrever humor é o que mais me dá prazer. Faço-o regularmente no meu blogue que, já que estamos a falar disso, foi eleito o melhor blogue do ano em 2016 pela Media Capital, apesar do blogue estar no SAPO o que mostra bem que não foi por favor nem por cunha. Já deu origem a três livros, editados pela Marcador e pela Cultura. Sou, ainda, cronista todos os domingos no SAPO 24.

Comecei a fazer stand up comedy em 2014 em bares com dez pessoas das quais seis estavam bêbedas. Já participei no NOS Alive, Graças a Deus e no Conta-me Tudo no Canal Q e no Famous Comedy Fest. Recentemente, fiz a minha primeira tour a solo de stand-up comedy, com 8 das 13 datas esgotadas, vista por mais de 5000 pessoas. Faço eventos para empresas porque gosto muito da sensação de receber dinheiro. Continuo a ir a bares, mas prefiro estar na audiência. Bêbedo.

Criei uma série de sketches em parceria com o Ricardo Cardoso chamada Falta de Chá. É o projecto de humor para a web de maior sucesso em Portugal. Sim, estou a gabar-me, este é o meu site pessoal, havia de dizer que está só mais ou menos? Tenham juízo. Estamos em gravações da 2ª temporada que estreará algures em 2018 e, entretanto, a primeira está a ser exibida na SIC Radical.