Comissão Científica

Luis_Maltez

Luís Maltez (Presidente)
Licenciado pela UTAD em 1997, terminou o seu doutoramento pela mesma universidade em janeiro de 2013. É Professor Auxiliar das disciplinas de Cirurgia de Animais de
Companhia do MIMV da UTAD e membro do corpo clínico do Hospital Veterinário da UTAD. Tem participado como orador em diversos congressos e acções de formação nacionais e internacionais.

arturvarejao

Artur Varejão
1991: Licenciado pela Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Técnica de Lisboa, Portugal.
Desde 1994: Docente de Medicina Interna-Animais de Companhia (Neurologia), Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real, Portugal.
1997-98: Curso de Neurologia Veterinária (ESAVS), Universidade de Berna, Suiça.
1998-00: Cursos de Grau Avançado em Neurologia/Neurocirurgia Veterinária, The Royal Veterinary College, Universidade de Londres, Inglaterra.
2000-01: Cursos de Grau Avançado em Neurocirurgia Veterinária, Nápoles, Itália.
2000-03: Investigação na área da regeneração do nervo periférico.
2008: Residência em Neurologia Veterinária reconhecida pelo European College of Veterinary Neurology.
2004-14: Investigação na área da regeneração da medula espinhal.
Responsável pelo Serviço de Neurologia do Hospital Veterinário da UTAD.
Áreas de Interesse Especial: Avaliação funcional em lesões da medula espinhal.
Membro: APMVEAC, European Society of Veterinary Neurology (ESVN), Sociedade Portuguesa de Neurociências (SPN), Federation of European Neuroscience Societies (FENS), International Brain Research Organization (IBRO).
Autor de várias publicações nacionais e internacionais na área da neurologia clínica, da regeneração do sistema nervoso e da neuromecânica.

Ana_Sousa

Ana Patrícia Sousa
Licenciada em Medicina Veterinária pela UTAD (1997). Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (2002) e Doutoramento (2008) pela UTAD, ambos na área da Cardiologia. Curso de Cardiologia Veterinária pela ESAVS (2001). Estágios em Cardiologia de Animais de Companhia nos Hospitais Veterinários da Universidade Complutense de Madrid (1999) e da Universidade de Liverpool (2008). Entre 1998-2008 foi docente na UTAD de Clínica de Animais de Companhia. Atualmente é Professora Auxiliar no ICBAS-UP e leciona Farmacologia e Terapêutica dos cursos de Medicina Veterinária e Medicina. Desde 2005 faz Investigação na área dos Mecanismos Neuro-humorais na Insuficiência Cardíaca. Presidente (2011-2013) e Vice-Presidente (2013-2015) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária (SPCAV). Autora de várias publicações nacionais e internacionais na área da cardiologia e farmacologia.

MARIAJOAO

Maria João Vieira
Licenciada em Medicina Veterinária pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Universidade do Porto em 2001 e Doutorada em Ciências Veterinárias pela mesma instituição em 2011. Realizou o mestrado integrado em Medicina pela Universidade de Coimbra, tendo finalizado em 2013.
Professora Auxiliar na Escola Universitária Vasco da Gama desde 2005, sendo actualmente regente da unidade curricular de Clínica de Animais de Companhia.
Exerce Clínica e Cirurgia de Animais de Companhia desde 2001, tendo fundado o Hospital Veterinário Clinicão na Figueira da Foz em 2003.
Tem várias participações em congressos e é autora e co-autora de vários artigos publicados em revistas científicas indexadas. Tem como principais áreas de interesse a Cirurgia e a Cardiologia, sendo sócia fundadora da Sociedade Portuguesa de Cardiologia Veterinária (SPCAV).

Luis_Martins

Luís Martins
Licenciado em Medicina Veterinária pela Escola Superior de Medicina Veterinária da UTL, desenvolve atividade clínica desde 1987. Doutorado em Bioquímica pela U. Coimbra, é Professor Auxiliar da Universidade de Évora, onde integra a Comissão do Curso de Doutoramento em Bioquímica, sendo também responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas do respetivo Hospital Veterinário. Investiga maioritariamente em imunoalergologia, área principal de publicação. Integra o Grupo de Trabalho em Alergologia Comparada e Veterinária da Academia Europeia de Alergologia e Imunologia Clínica, e é revisor de diferentes publicações científicas na sua área de especialização.

Conceicao_Peleteiro

Conceição Peleteiro
Nasceu em Lisboa em 1954. Obteve o grau de licenciada em Medicina Veterinária em 1976, na então Escola Superior de Medicina Veterinária, hoje Faculdade de Medicina Veterinária, da Universidade Técnica de Lisboa. Desde essa data que exerce funções docentes sendo atualmente Professora Catedrática de Anatomia Patológica do Departamento de Sanidade Animal da Faculdade de Medicina Veterinária. Obteve o grau de MsC e PhD na Universidade de Stirling, Reino Unido, em 1981 e 1987, respetivamente. Foi Vice-Reitora da Universidade Técnica de Lisboa entre 1996-1999 e no decurso do ano de 2011. Foi Vice-Presidente da FCT entre 203 e 2004. É membro do Colégio Europeu de Patologia Veterinária desde 1996.

Lara_Alves

Lara Alves
Licenciada em Medicina Veterinária pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2002.
Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses desde 2010 pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa
Doutoranda em Ciências Veterinárias na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro desde 2012
Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 2007.

German

German Santamarina
Graduou-se na Faculdade de Veterinária Lugo, Universidade de Santiago de Compostela em 1989 e obteve o título de Doutor em Medicina Veterinária na mesma universidade em 1993. Realizou formação na área de Cardiologia e Medicina Interna nas faculdades de Davis (EUA), Bolonha (Itália), Alfort (França) e Lyon (França). Atualmente é professor de Patologia Médica do Departamento de Ciências Veterinárias Clínicas na Faculdade de Veterinária de Lugo com a atividade de clínica no Departamento de Medicina Interna do Hospital Veterinária da Universidade Rof Codina. Reitor da Universidade de Santiago de Compostela desde junho de 2012.

Maria_Luisa_Suarez

Maria Luisa Suarez
Licenciada em Veterinária pela Faculdade de Veterinária de Lugo, Universidade de Santiago de Compostela em 1991, obteve o Doutoramento em Medicina Veterinária em 1997 na mesma universidade. Começou sua carreira docente como professora associada em 1997 e é atualmente professora de Patologia Médica do Departamento de Ciências Veterinárias Clínicas, Faculdade de Veterinária de Lugo com a atividade como internista no Hospital Veterinário da Universidade Rof Codina.

Xavier_Roura

Xavier Roura
É médico veterinário do Hospital Clínic Veterinari na Universitat Autònoma de Barcelona (Espanha). Licenciou-se na UAB (Espanha) em 1989. De 1990 a 1991 fez um internato no HCV da UAB (Espanha). Douturou-se em 1999 com o trabalho “Diagnosis of Canine Leishmaniasis with Polymerase Chain Reaction”. Tornou-se um Diplomate of the European College of Veterinary Internal Medicine em 2004. De 1992 até hoje tem trabalhado como clinic no HCV da UAB. O Dr Roura frequentou várias instituições como visitante tais como: Veterinary College of Ohio State (1993), North Carolina State (1997, 2001 e 2004) e Animal Medical Center of New York (2007). Tem bastantes conferências, publicações científicas e capítulos de livros nas áreas de doenças inoficiosas (especialmente em doenças disseminadas por vetores) e medicina interna de cães e gatos.