Entre profissionais veterinários e bombeiros, o Congresso Montenegro recebeu mais de 2.400 pessoas

235

Europarque, em Santa Maria da Feira, foi palco no passado fim de semana de mais uma edição do Congresso Hospital Veterinário Montenegro que teve como tema a “Neurologia” e viu a participação aumentar em cerca de 10%, chegando às 2400 inscrições.

Para esta edição, participaram médicos, enfermeiros e profissionais do setor, destacando-se ainda a presença de bombeiros e socorristas cuja adesão superou todas as expetativas, divulgou a organização. Com todos estes participantes, foram partilhados os conhecimentos mais atuais a nível mundial sobre saúde animal.

Como novidades, foi instalada a Sala de Exóticos, a Sala de Comportamento e a Masterclass de Neurologia. Em simultâneo, decorreu também o VIII Congresso de Enfermagem Veterinária do Hospital Veterinário Montenegro, a Sala de Gestão e a Sala Interativa que permitiu a colocação de questões aos oradores e participação em questionários interativos.

Procura por formação aumenta entre os veterinários e não só

Aumenta por parte dos profissionais do setor veterinário português a procura por mais e melhor formação e por conteúdos abrangentes e capazes de os preparar para todas as situações que poderão encontrar na pratica clínica diária, refere Luís Montenegro, médico veterinário e Diretor Clínico do Hospital Veterinário Montenegro

Para o responsável pela organização do Congresso, as palestras realizadas por reputados oradores nacionais e estrangeiros foram de enorme valor científicos e bastante inovadoras e de conteúdos práticos.

A procura dos Bombeiros e Socorristas por formação na área do auxílio aos animais é também visível, dado que, pela primeira vez, o Congresso contou com uma sala dirigida a estes profissionais que esgotaram as inscrições. “Foi um sucesso pela elevada participação e entusiasmo destes profissionais perante o conhecimento que lhes foi transmitido” revela Luís Montenegro. A adesão destes profissionais ultrapassou largamente as expetativas, acrescenta.

Comportamento animal

Pela primeira vez, durante o Congresso do Hospital Veterinário Montenegro, foi instalada  uma sala afeta ao tema Comportamento, destinada a profissionais com especial interesse em Comportamento de Animais de Companhia e com conhecimentos da área.

Gonçalo da Graça Pereira também foi um dos oradores convidados para falar das “Estratégias para melhorar a cognição: conseguiremos parar o envelhecimento?”.

Gonçalo Pereira, Diretor Científico-Pedagógico do Centro para o Conhecimento Animal e Presidente do European College of Animal Welfare and Behavioural Medicine (ECAWBM), participou ainda na sala afeta ao tema “Comportamento”. Este especialista em comportamento animal falou da “Consulta do cachorro: ferramentas para a vida”, “Dominância no Cão: Mito ou Realidade?” e “Gestão de uma casa com vários gatos”.

Novas tendências de alimentação: o que são e o que podemos esperar delas

De Espanha, Marta Hervera veio ao Congresso falar sobre algumas das principais tendências na alimentação animal e os seus riscos e benefícios. Este foi um dos temas em destaque na sessão de Sábado do programa do XIV Congresso do Hospital Veterinário Montenegro. Esta Médica Veterinária e especialista em nutrição animal também esteve à conversa com a Miau Magazine sobre este assunto

Fonte Magazine Miau